top of page
Sala de aula vazia

RECEPÇÃO TEATRAL E ESTUDOS DO ESPETACULO

SOBRE O CURSO /

O objetivo do curso é oferecer diferentes perspectivas para a leitura da cena teatral, a partir da fruição e discussão de espetáculos pré-selecionados. A intenção é valorizar a experiência do espectador, a partilha de percepções e o estímulo ao olhar crítico sobre as criações cênicas, além de proporcionar eixos de abordagem para a análise de espetáculos. As três primeiras edições do curso foram ministradas pela profa. Julia Guimarães e pela estagiária Malu Dimas. A coordenação é da profa. Elen de Medeiros.  

Image by Tyler Callahan

INSCRIÇÃO/

4ª edição do curso

Recepção Teatral e Estudos do Espetáculo  

​

EDIÇÕES /

SOBRE A 1ª EDIÇÃO:

A primeira edição do curso foi realizada entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022, no formato on-line. Com 16 participantes de quatro regiões brasileiras, o curso priorizou a fruição de obras criadas durante a pandemia, como “Quer ver escuta”, do Grupo Galpão (MG), “Ficções Sônicas”, de Grace Passô (MG/SP) e “Toda vez que alguém diz isso não é teatro uma estrela se apaga” do grupo mexicano Lagartijas Tiradas al Sol. Os encontros foram realizados semanalmente e a  duração total do curso foi de 30h.

SOBRE A 2ª EDIÇÃO:

A segunda edição do curso de Recepção Teatral ocorreu entre abril e julho de 2022. Com 21 alunos de quatro regiões brasileiras, o curso ocorreu com duas turmas, uma on-line e outra híbrida, que participou também de encontros presenciais, realizados no Centro Cultural UFMG, em parceria com a Procult (Pró-Reitoria de Cultura da UFMG). A edição marcou a retomada do teatro presencial no Brasil e a fruição de importantes espetáculos locais, como “Fauna”, da Cia. Quatroloscinco (MG), “Banho de Sol”, da Zula Cia. de Teatro (MG) e “Projeto Maravilhas”, da Plataforma Beijo (MG), além de obras em formato audiovisual como “Derrota”, do Coletivo Gompa (RS) e E.L.A, de Jéssica Teixeira (CE).

SOBRE A 3ª EDIÇÃO:

A terceira edição do curso ocorreu entre agosto e dezembro de 2022. Com 19 alunos, é a primeira versão 100% presencial, com aulas realizadas no Conservatório UFMG, novamente em parceria com a Procult. Com periodicidade quinzenal, o curso abordou espetáculos em temporada na cidade de Belo Horizonte, como “Trilogia de Traumas”, do coletivo Toda Deseo (MG), “Abrazo”, do grupo Clowns de Shakespeare (RN) e “Solilóquio”, do artista argentino Tiziano Cruz, apresentado no Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH).  

DEPOIMENTOS /

A gente assistia peças de diferentes gêneros sempre com temas sociais. 

Vitoria Bispo

Aluna da 1ª Edição

bottom of page