PROGRAMA MIRANTE
C E N E X / F A L E / U F M G
Gestão de públicos para o teatro
O Projeto gestão de públicos para o teatro está vinculado ao Programa Mirante e tem como objetivo estruturar ações voltadas à gestão de público nas artes cênicas, bem como relizar um estudo empírico vinculado a um centro cultural da cidade de Belo Horizonte, aplicando metodologias de gestão de público. Com isso, o projeto se vincula ao objetivo geral do programa, que é o de fomentar a fruição das artes cênicas por meio de projetos que visam à ampliação, diversificação e qualificação do público dessa área.

A dinâmica de relação entre artistas e espectadores, no âmbito da produção e gestão teatral, historicamente é deixada em segundo plano. Ou seja, o que se observa é que muito do trabalho de produção realizado para concretizar e realizar ações teatrais, em especial apresentações de espetáculos, tem seu potencial diminuído pois, inúmeras vezes, não atinge um número satisfatório de pessoas que compareçam a estas ações. A partir dessa constatação, percebe-se a necessidade de aprofundar estratégias de gerenciamento de público pelas iniciativas teatrais, levando em conta tanto o foco quanto o perfil de espetáculos e de espaços teatrais.
objetivo
Promover ações de gestão de público nas artes cênicas, voltando-se à compreensão dos principais problemas e impasses para formação de novos públicos nos espaços teatrais de Belo Horizonte.


METODOLOGIA
Para o desenvolvimento das atividades, são previstas algumas ações que se dividem entre ações de pesquisa e compreensão do problema e ações de intervenção e atuação na comunidade artística. Nesse sentido, podemos pensar essa divisão em alguns desdobramentos:
Em um primeiro momento, será preciso compreender e dimensionar as lacunas, na produção dos espetáculos, concernentes aos espectadores, ao mesmo tempo em que será necessário realizar uma pesquisa de cunho teórico para substanciar proposições de encaminhamento. Essas etapas serão desenvolvidas internamente na equipe do projeto, em reuniões semanais, a partir do que será possível traçar propostas de ação. A partir desta primeira etapa, será possível delinear ações de intervenção junto aos grupos teatrais, em formato de questionários, workshops, cursos de curta duração etc. Após essas ações, enfim, vislumbra-se a aplicação de questionários para recuperar os possíveis impactos, seja junto aos grupos, seja junto aos espectadores.
ACESSE O PROJETO NA INTEGRA AQUI